Topo

Para frear turismo em feriado em SP, Atibaia proíbe vender bebida alcoólica

Atibaia endurece regras de distanciamento social e proíbe comercialização de bebida alcoólica - Getty Images/iStockphoto
Atibaia endurece regras de distanciamento social e proíbe comercialização de bebida alcoólica Imagem: Getty Images/iStockphoto

Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 20h10

A Prefeitura de Atibaia, no interior do estado de São Paulo, adotou medidas mais restritivas durante o período de 27 de março a 5 de abril, devido à antecipação dos feriados na capital paulista e região metropolitana, tentando com isso evitar o turismo na região.

Foi proibida a venda de bebidas, mesmo por delivery. A medida vale entre a meia-noite do sábado (27) e as 5h da segunda-feira (29) e a meia-noite da sexta-feira (2) e as 5h da segunda-feira (5). Nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, vale entre as 20h e as 5h.

No período, só poderão funcionar hospitais, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas, farmácias e revendedores de produtos médicos hospitalares e ortopédicos. Ainda estão liberados postos de combustíveis, clínicas veterinárias, transporte público, serviços de segurança privada e serviços funerários.

Os supermercados, mercearias, distribuidores de água, restaurantes, padarias, lanchonetes e bares que servem refeições poderão funcionar exclusivamente por entrega.

Está proibida a locação ou cessão de chácaras e casas para realização de festas e eventos, inclusive familiares. Ônibus e vans de turismo não podem circular pela cidade, onde serão instaladas barreiras sanitárias para averiguação.

Quem descumprir as medidas será encaminhado à autoridade policial e estará sujeito ao pagamento de multa e medidas judiciais ou administrativas.

Casos e leitos para covid-19

A cidade contabiliza até o momento 6.454 casos e 164 mortes pela covid-19. Está com 100% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para o tratamento da doença.

O estado de São Paulo, ao todo, tem 91,82% de ocupação de leitos de UTI.