Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 30,7 milhões de vacinados contra covid, 14,52% da população

Mais de 30,7 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 - Divulgação
Mais de 30,7 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/04/2021 20h04

Nesta quarta-feira (28), o Brasil atingiu a marca de 30,7 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 30.740.811 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a doença, o que corresponde a 14,52% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 481.336 brasileiros receberam a primeira dose de imunizante. No mesmo período, a segunda dose foi aplicada em outros 631.911.

No total, 14.621.694 pessoas receberam as duas doses de imunizante no país, conforme o recomendado pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 6,9% da população nacional.

O estado que proporcionalmente mais aplicou a primeira dose de vacina em seus habitantes é o Rio Grande do Sul: 19,4% de sua população local.

O estado de São Paulo permanece na primeira posição com relação à aplicação da segunda dose em termos percentuais: 8,94% dos habitantes locais.

Governo anuncia mais 2 milhões de doses de vacinas da Covax para maio

Após não conseguir a quantidade esperada de vacinas contra a covid-19 por meio do consórcio Covax Facility em abril, o governo federal anunciou hoje que a iniciativa vai entregar, em maio, mais 2 milhões de doses. Inicialmente, o quantitativo estava previsto para junho, segundo a pasta.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, já havia a previsão de que o Brasil recebesse 2 milhões de doses em maio. Portanto, o novo total advindo da Covax Facility é de 4 milhões de doses no próximo mês, prevê.

A ação do consórcio, co-liderado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), acontece após conversas com o governo federal e apelos de parlamentares brasileiros.

Em reuniões, a OMS chegou a dizer que tentaria estabelecer um cronograma pelo qual 4 milhões de doses seriam enviadas em abril e outras 4 milhões em maio. O Brasil recebeu apenas cerca de 1 milhão de doses da Covax em março.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!