Rio faz barreiras sanitárias para passageiros que chegam da Índia
A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro iniciou hoje barreiras sanitárias nos aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont para fazer testes em passageiros com origem da Índia.
As equipes de saúde realizarão testes de antígeno para detectar casos ativos de novo coronavírus. O procedimento será obrigatório.
Segundo a secretaria, os passageiros com teste positivo serão isolados em um hotel no município do Rio de Janeiro e serão submetidos ao teste RT-PCR, considerado padrão-ouro.
As amostras também serão encaminhadas para sequenciamento genômico e identificação da variante indiana do novo coronavírus. Os passageiros serão monitorados, assim como seus possíveis contatos.
Segundo o secretário de Saúde do estado, Alexandre Chieppe, o procedimento foi acertado com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com o Ministério da Saúde.
"Receberemos a lista de passageiros vindos da Índia que embarcarem em São Paulo com destino ao Rio. Nossa preocupação é com essa nova variante. Essas medidas buscam diminuir as chances de entrada dessa cepa no Rio de Janeiro", disse o secretário.
A variante indiana já foi identificada no Brasil em três estados: Maranhão (6 casos), Rio de Janeiro (1 caso) e Minas Gerais (1 caso). Desde a semana passada, o Ministério da Saúde e estados ampliaram o controle para evitar a disseminação desta variante, que tem alta transmissibilidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.