Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem vacinas para crianças, Queiroga diz que 'pressa é inimiga da perfeição'

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde - EBC
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde Imagem: EBC

Do UOL, em São Paulo

17/12/2021 22h01

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje que "a pressa é inimiga da perfeição", sobre a liberação de vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O chefe da pasta que organiza a vacinação no país disse que o governo fará uma audiência pública para discutir o tema.

"O poder Legislativo, o Congresso Nacional, fazem audiências toda semana, né? É a mesma coisa. Só que realizada no âmbito do Ministério da Saúde. Não tem novidade nenhuma nisso", disse a jornalistas.

E completou: "A pressa é inimiga da perfeição. O povo brasileiro confia no Ministério da Saúde, confia nas autoridades sanitárias, porque já deu resultado".

Mais cedo, Queiroga chegou a dizer que não é consensual a vacinação em crianças. A afirmação do ministro vai contra a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que emitiu posição favorável à vacinação deste público, bem como a defesa de especialistas e sociedades médicas, que comemoraram a recomendação. Além disso, diante do novo cenário com a variante ômicron, eles alertam sobre a importância da proteção para crianças.

No início da noite de hoje, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski determinou que o governo federal apresente, em até 48 horas, a complementação do PNI (Programa Nacional de Vacinação) com a inclusão de crianças. Devem estar descritas as etapas de início e conclusão de imunização para pessoas de 5 a 11 anos contra a covid-19.

"Incluindo-se um cronograma que viabilize a cobertura vacinal adequada de toda a população infantil antes da retomada das aulas, bem como a previsão de um dia nacional (Dia D) para vacinação, ou mesmo a designação de possíveis datas para a realização de grandes mutirões de incentivo e vacinação", diz o documento.