Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa suspende venda de produto anunciado como autoteste de covid-19

Reprodução/Isa Lab
Imagem: Reprodução/Isa Lab

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 18h40Atualizada em 27/01/2022 14h25

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu hoje a venda de um produto anunciado como autoteste para detecção de covid-19. Vendido pelo laboratório de diagnósticos Isa Lab, o produto custa R$ 149.

A agência decidiu pelo recolhimento dos testes e proibiu a distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Autoteste da farmacêutica Isalab  - Reprodução/Isalab - Reprodução/Isalab
Autoteste da farmacêutica Isalab
Imagem: Reprodução/Isalab

Apesar de, nas redes sociais, a empresa explicar o kit como uma "autocoleta", na qual o cliente coleta a própria saliva e envia para o laboratório, o produto é vendido como autoteste. E essa modalidade de testagem ainda não é liberada no Brasil.

Diferentes dos exames de antígeno oferecidos atualmente, eles têm um grau de acerto mais baixo. Mesmo assim, são vistos como uma ferramenta importante para auxiliar no controle da pandemia.

A Anvisa analisa o pedido do Ministério da Saúde para liberação dos autotestes, cuja distribuição deve ser concentrada nas farmácias, que deverão orientar os consumidores sobre os procedimentos de testagem.

Na semana passada, a Anvisa rejeitou, por maioria, a aprovação imediata do autoteste e pediu detalhes sobre o funcionamento do mesmo. A pasta deve entregar hoje as informações adicionais solicitadas pelo órgão.

O que diz a empresa

Em contato com o UOL, a Isa Lab reforçou que o produto se trata de um "teste de autocoleta", e não um autoteste, e explicou que a técnica PCR-LAMP (Amplificação Isotérmica Mediada por Loop), feita a partir de uma amostra de saliva do paciente, é capaz de identificar o material genético do coronavírus "desde a fase inicial" da infecção.

A Isa Lab também afirmou que o kit até então comercializado está registrado na Anvisa sob o código 10237610236 e "está de acordo com a legislação e regulamentação vigentes". O UOL consultou o site da agência reguladora e, de fato, o produto aparece com registro válido. (Veja aqui)

"Até que haja uma reavaliação do entendimento da Anvisa quanto à suspensão presente, a Isa Lab retirou o produto de comercialização e reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar dos clientes", concluiu o laboratório.