Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Saúde libera vacinação de crianças de 3 a 5 anos com CoronaVac

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde - Valter Campanato/Agência Brasil
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Beatriz Gomes

Do UOL, em São Paulo*

15/07/2022 18h29Atualizada em 16/07/2022 00h01

O Ministério da Saúde liberou hoje a vacinação contra a covid-19 para as crianças de 3 a 5 anos com CoronaVac após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial do imunizante para essa faixa etária nesta semana. Até então, a aplicação da vacina era autorizada apenas para crianças a partir de 6 anos no país.

A recomendação da Área Técnica da Anvisa para a faixa etária é de um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 28 dias, e mesma dose usada para adultos. Crianças imunocomprometidas não devem ser vacinadas por falta de informações sobre a aplicação no grupo. A CoronaVac foi desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan tem autorização para fabricar o imunizante no território nacional.

Em nota, a pasta esclareceu que a decisão ocorre após ouvir a CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19).

"A pasta recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais."

Apesar da decisão, segundo o jornal O Globo, ainda não há data para que o ministério divulgue a nota técnica que serve como orientação aos estados e municípios sobre a aplicação da vacinação no grupo.

Na quarta-feira, dia em que a Anvisa liberou a vacinação para as crianças de 3 a 5 anos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à colunista do UOL Carla Araújo que ainda não havia como prever uma data e nem um calendário para a vacinação contra covid-19 para esse público.

O UOL tenta contato com o Instituto Butantan. A matéria será atualizada em caso de retorno.

Rio começou hoje a vacinar crianças de 4 anos contra covid-19

A cidade do Rio de Janeiro não esperou a deliberação do ministério e começou a vacinar hoje crianças de quatro anos. O Rio é a primeira cidade do Brasil a aplicar o imunizante nesta faixa etária. O calendário de vacinação foi ampliado após a Anvisa autorizar o uso emergencial da CoronaVac para crianças de três a cinco anos.

Segundo o calendário da Prefeitura do Rio, entre hoje (15) e terça-feira (19), crianças de quatro anos receberão a primeira dose. A partir do dia 20, será a vez de crianças com três anos.

15.jul.22 - Natalia toma vacina contra covid-19 no Rio de Janeiro - Secretaria de Saúde do Rio/Divulgação - Secretaria de Saúde do Rio/Divulgação
15.jul.22 - Natalia toma vacina contra covid-19 no Rio de Janeiro
Imagem: Secretaria de Saúde do Rio/Divulgação

Em 23 de julho, a Prefeitura do Rio libera a chamada repescagem para quem não pôde comparecer nas datas iniciais.

Após a vacinação, as crianças recebem um certificado de coragem. A Secretaria de Saúde do Rio ressaltou que a CoronaVac "é comprovadamente segura e é extremamente importante para prevenir complicações da covid-19".

Aprovação da Anvisa

Na quarta-feira (13), a Anvisa liberou, por unanimidade, o uso emergencial da CoronaVac para crianças de três a cinco anos. A relatora, a diretora Meiruze Freitas, citou os benefícios da imunização para o grupo, e ressaltou a importância para redução de casos graves, complicações e sequelas causadas pela doença, bem como de mortes.

Mesmo considerando as limitações e incertezas relatadas pela área técnica, permitir que os gestores de saúde façam a avaliação do real custo de efetividade de usar a CoronaVac, bem como o direito dos pais que desejam vacinar os seus filhos, passa pelo escopo dessa avaliação.
Diretora Meiruze Freitas da Anvisa

A votação da diretoria foi aberta pela relatora que se posicionou favorável à ampliação da vacinação. Depois, ela foi seguida pelos diretores Rômison Mota, Antonio Barra Torres e Alex Machado e a diretora Cristiane Rose Jourdan acompanharam o voto.

A CoronaVac foi a primeira vacina a ser aplicada no Brasil para iniciar a imunização dos brasileiros contra a doença. O imunizante está em uso emergencial desde 17 de janeiro do ano passado.

CoronaVac teve produção suspensa

No fim de junho, o Butantan informou que a CoronaVac teve sua produção suspensa. Isso aconteceu, segundo o instituto, por falta de novos pedidos de lotes do imunizante. No total, o Butantan disse ter entregue mais de 110 milhões de doses ao Ministério da Saúde. O último envio ocorreu em fevereiro deste ano. Desde então, não houve procura para novos contratos.

Na quarta-feira, após a aprovação da Anvisa para a faixa etária de 3 a 5 anos, o Butantan afirmou que espera agora que o imunizante seja incorporado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, de acordo com a demanda necessária e mediante contratação. Ainda de acordo com o instituto, além do Chile, outros países como China, Colômbia, Tailândia, Camboja, Equador e o território autônomo de Hong Kong já administram a CoronaVac em crianças de três anos ou mais.

*Com Mariana Durães, do UOL, em São Paulo