Covid: 15 mil doses vencem hoje no Rio; Prefeitura convoca para vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que cerca de 15 mil doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 vencem hoje. Segundo a pasta, os imunizantes vão ser descartados se não forem aplicados até o final do dia.
De acordo com nota enviada ao UOL, a secretaria disse que vem reforçando que todas as vacinas disponíveis no Brasil são seguras e eficientes na proteção contra os casos graves de covid-19.
"A secretaria realiza constantemente ações de divulgação sobre a importância da vacinação e convocando as pessoas para comparecerem às unidades de saúde. Em todo o município, são mais de 230 salas de imunização disponíveis para atender a população", diz o comunicado.
Ainda segundo a secretaria, as equipes de saúde da Prefeitura também realizam busca ativa para a vacinação e atividades extramuros.
Na semana passada, a Prefeitura do Rio anunciou que iria começar a vacinar com a quarta dose (segunda dose de reforço) todos os moradores da cidade com 18 anos ou mais.
Para poder tomar a segunda dose de reforço do imunizante, é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a dose anterior.
No momento da aplicação, é preciso apresentar um documento de identidade com CPF e o comprovante de vacinação das doses anteriores. A orientação para quem está com sintomas gripais é de procurar um posto de saúde para realizar um teste de covid-19 antes da imunização.
Em março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca contra a covid. A validade passou de seis para nove meses. Segundo o imunologista Gustavo Cabral, colunista do UOL, a ampliação é segura e possível tomar as vacinas sem medo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.