Topo

Esse conteúdo é antigo

SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara em ônibus, trens e metrô

Governo de SP decidiu desobrigar uso de máscara no transporte público após melhora nos indicadores da pandemia - WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Governo de SP decidiu desobrigar uso de máscara no transporte público após melhora nos indicadores da pandemia Imagem: WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

02/03/2023 13h51Atualizada em 03/03/2023 08h18

O governo de São Paulo decidiu desobrigar o uso de máscara no transporte público em todo o Estado. A medida vale para o metrô, trens e ônibus intermunicipais a partir de hoje.

Para os ônibus municipais, a decisão é de cada Prefeitura. A gestão da capital informou que vai seguir a decisão do estado, e a máscara não será necessária nos ônibus paulistanos.

O que aconteceu?

  • O governo de SP ressalta que ainda há recomendação para o uso de máscara, principalmente para pessoas do grupo de risco.
  • Os indicadores da pandemia não mostram aumento significativo no número de casos e internações por covid em SP, diz a Secretaria de Estado da Saúde e o Comitê Científico.
  • O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde, seja ele público, privado ou filantrópico.

O anúncio do governo de SP acontece um dia depois de a Anvisa decidir derrubar a obrigatoriedade do uso de máscara em aeroportos e aviões em todo o Brasil.

Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde.
Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva

Segundo o governo de SP, a decisão considerou até mesmo o impacto das festas de Carnaval nos indicadores da pandemia. A alta taxa de vacinação em São Paulo também influenciou na decisão.

Até hoje, o estado de SP aplicou mais de 129,5 milhões de doses contra covid e 90,7% da população acima de 6 meses de idade está com esquema vacinal completo.