Topo

Esse conteúdo é antigo

Em dia de recorde de casos, Braga Netto diz que crise está 'gerenciada'

Adriano Machado/Reuters
Imagem: Adriano Machado/Reuters

16/06/2020 19h42Atualizada em 16/06/2020 19h46

A crise provocada pela pandemia da covid-19 está gerenciada no País, afirmou hoje o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, no mesmo dia em que o Brasil teve novo recorde no número de casos registrados de coronavírus em 24 horas e se aproximou da marca de 1 milhão de infectados.

"Existe a crise, nós nos solidarizamos com as famílias enlutadas, mas ela está gerenciada", afirmou o ministro durante um seminário online realizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Braga Netto apresentou um quadro com números de casos de coronavírus e óbitos por 1 milhão de habitantes em diversos países, colocando o Brasil em uma posição melhor do que Bélgica, Espanha, Reino Unido, Itália e França, por exemplo.

Esses países, no entanto, já passaram pelo pico da pandemia, enquanto o Brasil registrou nesta terça-feira mais 34.918 diagnósticos nas últimas 24 horas — um novo recorde diário —, o que eleva o total no País para 923.189 casos.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes e casos de covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

"Os números não estão maquiados e são dados oficiais. Estou querendo levar uma mensagem de otimismo no gerenciamento da crise", afirmou o chefe da Casa Civil.

Braga Netto ainda acrescentou que a escassez de respiradores para tratar pacientes da covid-19 se estabilizou e o governo já pensa no que fazer com os ventiladores mecânicos após a pandemia. "Nossa indústria começou a produzir respirador, e nós já estamos preocupados no que vamos fazer com os respiradores quando a situação melhorar", disse.