Grécia investiga desaparecimento de 10 crianças


Em Atenas

  • Polícia grega/AP

A polícia grega está investigando uma dezena de casos de crianças desaparecidas que podem ser similares ao da misteriosa menina encontrada em um acampamento cigano na Grécia, indicou nesta terça-feira (22) a associação que cuida da garota.

Procuradores do país também ordenaram uma investigação sobre todas as certidões de nascimento emitidas no país desde janeiro de 2008.

"Há uma dezena de casos de desaparecimentos de crianças originárias de países como Estados Unidos, Suécia, Polônia e França, que são alvo de investigações mais profundas", declarou à AFP Panagiotis Pardalis, porta-voz da associação Smile of the Child.

A menina loira de olhos verdes, que diz se chamar Maria, foi encontrada na quarta-feira da semana passada durante uma operação de rotina da polícia em um acampamento cigano do centro da Grécia.

Aparentemente ela tem cinco ou seis anos. O casal de ciganos que se fazia passar por seus pais foi formalmente acusado na segunda-feira de sequestro e está detido, à espera de um julgamento.

Estas duas pessoas - Christos Salis, 39, e Eleftheria Dimopoulou, 40, - afirmam que a menina foi entregue a eles por sua mãe, uma cigana búlgara, que não tinha condições de criar a menina.

"Foi uma adoção que não foi exatamente legal, mas ocorreu com o consentimento da mãe", disse a repórteres Constantinos Katsavos, um dos advogados representando o homem, de 39 anos, acrescentando que isso foi o que o casal declarou na corte.

A comunidade cigana no país nega que a menina tenha sido sequestrada.

A divulgação da foto da menina pela polícia fez a associação receber milhares de ligações e de e-mails de parentes de crianças desaparecidas, tanto na Grécia quanto no exterior.

Pelo menos dez pistas parecem ser "promissoras", segundo a ONG Sorriso de Criança.

"As ligações vieram principalmente da Grécia. Mas também recebemos e-mails de toda Europa, dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e da África do Sul", disse  Panagiotis Pardalis, chefe de comunicação da ONG.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos