Hillary Clinton vai a Iowa em busca de 'americanos comuns'

Em Monticello

  • Rick Wilking/Reuters

Hillary Clinton iniciou nesta terça-feira (14) sua campanha rumo à Casa Branca em um pequeno café de Iowa, em pleno coração dos Estados Unidos, Estado onde há sete anos sofreu uma derrota esmagadora para Barack Obama nas primárias do Partido Democrata.

Vestida de verde, a ex-primeira-dama pediu no "Jones Street Coffee House", em Le Claire, um chá indiano e conversou com os frequentadores do local, enquanto sua equipe aguardava acompanhada do prefeito da cidade, Bob Scannell.

Hillary se sentou em uma das quatro mesas de madeira do café para conversar com três pessoas: um estudante da universidade de St. Ambrose, uma dona de casa e o presidente de um grupo democrata de estudantes de ciências políticas da Universidade de Iowa.

Em Monticello, a duas horas e meia de carro de Des Moines, capital do Estado, e a 1.500 km a oeste de Washington, a ex-secretária de Estado deve prosseguir nesta terça cumprimentando eleitores em pequenos comitês, em busca do cidadão comum.

Estado agrícola de três milhões de habitantes, Iowa ocupa um lugar especial na geografia e na história política dos americanos: é palco do primeiro confronto para qualquer candidato à Casa Branca.

Há décadas, o Estado acolhe as primeiras consultas aos eleitores das primárias dos dois grandes partidos. O resultado não é significante em termos aritméticos, mas marca o tom da campanha que se seguirá.

A estratégia de Hillary Clinton ficou clara no vídeo no qual anunciou sua candidatura: ouvir, ir às ruas e tratar de afastar a imagem de política restrita à Washington, distante da realidade do país.

Após três décadas na vida pública, a vontade de Clinton de manter um perfil popular está muito presente, mas a ex-secretária de Estado, 67 anos, também deve se preparar para um conflito de gerações.

Na segunda-feira, ao anunciar sua candidatura, o senador republicano Marco Rubio, 24 anos mais novo que Clinton, afirmou que "chegou a hora da nossa geração abrir caminho para um novo século" nos Estados Unidos e de virar a página "dos líderes e das ideias do passado".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos