Bandeira palestina é hasteada na ONU pela primeira vez
-
Spencer Platt/Getty Images/AFP
Bandeira palestina é hasteada pela primeira vez na sede da ONU, em Nova York (EUA)
Os palestinos hastearam sua bandeira nas Nações Unidas nesta quarta-feira (30) pela primeira vez, um gesto simbólico aprovado por uma votação da Assembleia Geral da organização no início deste mês.
A bandeira palestina, vermelha, preta, branca e verde, foi hasteada por volta das 13h15 locais (14h15 de Brasília) na sede da ONU.
"Neste momento histórico, digo ao meu povo em todo lugar: hasteie a bandeira dos palestinos muito alto porque ela é o símbolo da nossa identidade", declarou o presidente palestino, Mahmud Abbas, à multidão presente.
"É um dia de orgulho", acrescentou.
Nuvens negras tomavam o céu, ameaçando estragar com chuva uma ocasião condenada por Israel e pelos Estados Unidos como um gesto que não servirá para a causa da paz.
A Assembleia Geral votou no dia 10 de setembro para permitir que as bandeiras da Palestina e do Vaticano - ambos têm status de Estados observadores - fossem hasteadas junto às bandeiras dos demais Estados membros.
A resolução foi apoiada por 119 países, com 45 abstenções e oito votos contra, incluindo Austrália, Israel e Estados Unidos.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Na ONU, Abbas declara que não mais cumprirá acordos com Israel
- Palestinos ganham o direito de hastear bandeira na sede da ONU
-
- Premiê de Israel propõe criminalizar ato de jogar pedras
- Palestino morre e tensão aumenta na Cisjordânia
- Israel fecha acessos de Cisjordânia e Gaza durante o Yom Kippur
- Brasileiro que flagrou morte de palestina teme represália