Michael Gove, o amigo de Cameron e Johnson com interesses próprios

Londres, 30 Jun 2016 (AFP) - Intelectual neoconservador, de espírito ambicioso, o ministro da Justiça Michael Gove foi um dos artífices da vitória do Brexit depois de romper com seu amigo David Cameron, a quem busca agora substituir no comando do executivo britânico.

Depois de ter reiterado que o posto não o interessava, Gove, de 48 anos, anunciou finalmente nesta quinta-feira sua candidatura com um novo "beijo de Judas", desta vez em Boris Johnson, o líder dos partidários do Brexit, de quem foi um dos principais parceiros durante a campanha do referendo.

"Mas cheguei, com relutância, à conclusão de que Boris não pode fornecer a liderança ou construir a equipe para a tarefa que se aproxima", negociar a saída do país da União Europeia, declarou pouco antes do encerramento das candidaturas à direção do partido conservador.

Michael Gove é um dos seis membros do governo, chamado de "grupo dos seis", que se posicionou a favor da ruptura do Reino Unido com a UE, confirmada pelo referendo de 23 de junho.

Segundo suas próprias palavras, a decisão de se unir às fileiras dos pró-Brexit foi uma das mais difíceis de sua vida política, e a ruptura com Cameron, "um sofrimento".

Durante seu apoio à saída do bloco dos 28, se justificou proclamando que o Reino Unido seria "mais livre, mais justo e mais forte fora da UE".

"A União Europeia, apesar do indubitável idealismo de seus fundadores e das boas intenções de muitos de seus dirigentes, resultou ser um fracasso em muitos níveis", escreveu na época, descrevendo uma organização "ancorada no passado".

"Não é suficientemente conservador"Mas Michael Gove viveu desde a infância o ressentimento contra as instituições europeias, às quais responsabiliza pelo fechamento da empresa de seu pai.

"O negócio no qual investiu tanto tempo e esforço teve que fechar devido à política pesqueira comum", declarou.

Nascido em 1967 em Edimburgo, Gove foi adotado com quatro anos por um pescador e uma assistente de laboratório de Aberdeen (costa leste da Escócia), onde passou sua infância.

Na escola, o jovem Michael demonstrou uma agilidade intelectual e de resposta que surpreendia seus professores.

"Toda vez que começávamos uma lição, havia alguém que levantava a mão, era Michael. Eu pensava: 'O que vai perguntar?' e 'Vou saber a resposta?'", confessou uma de suas antigas professoras ao The Times.

Depois de estudar em Oxford, este apaixonado pela política tentou a sorte no partido conservador, mas a entrevista de trabalho não foi bem-sucedida, e ele foi criticado por não ser "suficientemente conservador" e por não ter conhecimentos suficientes em política, segundo o The Guardian.

Então tentou entrar no ramo do jornalismo e conseguiu um cargo no Press and Journal, em Aberdeen. Depois passou a trabalhar para a BBC e para o jornal The Times.

Em 2002 participou do lançamento do circulo de reflexão Policy Exchange, considerado na época uma canteira para os jovens conservadores, onde se uniu a David Cameron, então jovem deputado.

Atraído pela política, Michael Gove foi eleito em 2005 deputado na circunscrição de Surrey Heath, ao sudoeste de Londres, primeira etapa em sua rápida ascensão à cúpula do poder.

Membro do gabinete conservador entre 2005 e 2010, obteve a pasta de Educação após a vitória de David Cameron nas legislativas de 2010. Em 2015, com a reeleição de Cameron, recebeu o ministério da Justiça.

Durante a campanha para o referendo sobre a saída ou a permanência na UE, este homem cortês, divertido e encantador não hesitou em denunciar o cartaz do Ukip que mostrava um grupo de refugiados com a menção "Breaking point".

Casado com Sarah Vine, editorialista no tabloide eurocético The Daily Mail, Gove é pai de dois filhos.

eg/oaa/ib/bc/es/ma

DAILY MAIL & GENERAL TRUST

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos