Topo

Israel 'apoia totalmente' 'mensagem forte' de Trump à Síria

7.abr.2017 - Imagem fornecida pela Marinha norte-americana mostra lançamento de míssil a partir destroyer americano em ataque a base aérea síria - Ford Williams/Marinha dos EUA/AP - Ford Williams/Marinha dos EUA/AP
Imagem fornecida pela Marinha norte-americana mostra lançamento de míssil a partir destroyer americano em ataque a base aérea síria
Imagem: Ford Williams/Marinha dos EUA/AP

Em Jerusalém

07/04/2017 01h27

Israel manifestou nesta sexta-feira (7) seu apoio "total" aos Estados Unidos no ataque a uma base aérea na Síria, considerando que se trata de uma "mensagem forte" que deve ser ouvida por Irã e Coreia do Norte.

"Israel apoia totalmente a decisão do presidente (Donald) Trump e espera que esta mensagem de determinação diante da atuação infame do regime de Bashar al Assad seja ouvida não apenas em Damasco, mas também em Teerã, Pyongyang e mais além", destacou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

"Com a palavra e os atos, o presidente Trump enviou uma mensagem forte e clara: não se tolerará o uso e a propagação de armas químicas", acrescenta o comunicado.

Aliado dos Estados Unidos, Israel acompanha com atenção a guerra na vizinha Síria, com a qual se mantém oficialmente em guerra.

O regime sírio tem o apoio dos rebeldes do Hezbollah libanês e do Irã, dois inimigos de Israel.

O bombardeio, em retaliação ao ataque com armas químicas que matou 86 pessoas nesta semana, deixou seis mortos e provocou muitos danos à base aérea, segundo informou o exército sírio nesta sexta-feira (7), sem informar se as vítimas são civis ou militares.
 
Em pronunciamento, Trump disse que foi um "ataque vital de segurança nacional", já que classificou como inaceitável a atitude do governo sírio em ferir com gás neurotóxico "homens, mulheres e crianças indefesos".
 
"Todos os países civilizados deveriam contribuir para o fim do conflito sírio" e "acabar com o massacre e derramamento de sangue na Síria".