Topo

Rússia anuncia manobras militares no Mediterrâneo

30/08/2018 11h51

Moscou, 30 Ago 2018 (AFP) - Mais de 25 navios e cerca de 30 aviões vão participar de exercícios militares no Mediterrâneo de 1º a 8 de setembro próximo - anunciou o Ministério russo da Defesa nesta quinta-feira (30).

"Prevemos enviar mais de 25 navios sob o comando do cruzador lança-mísseis Almirante Ustinov. Quase 30 aviões participarão desses exercícios, incluindo bombardeiros estratégicos Tu-160", informou o Ministério em um comunicado divulgado nesta quinta, de acordo com agências russas de notícias.

Os navios de guerra sairão de frotas do mar do Norte, do Báltico, do mar Negro e do mar Cáspio. Bombardeiros, caças e aviões de transporte participarão da operação.

Esses exercícios no Mediterrâneo serão realizados antes daqueles previstos para acontecer na Sibéria e no Extremo-Oriente, no âmbito do Vostok-2018, manobras que o Exército russo apresenta como as maiores já organizadas desde 1981. Pelo menos 300.000 homens e 36.000 veículos devem integrar o treinamento.

Na terça-feira, a imprensa russa noticiou um reforço da presença militar de Moscou ao longo da Síria, por medo de ataques ocidentais contra o Exército do governo Bashar al-Assad.

No sábado passado, o Exército russo acusou os rebeldes sírios de prepararem uma "provocação" com as armas químicas na região de Idlib, onde uma ofensiva de Damasco parece iminente.