Arábia Saudita intercepta drones de rebeldes iemenitas em ataque a aeroporto
Riade, 14 Jun 2019 (AFP) - A Arábia Saudita interceptou nesta sexta-feira cinco drones dos rebeldes iemenitas, em um segundo ataque em dois dias contra o aeroporto de Abha, no sudoeste do país, anunciou a coalizão militar liderada por Riad.
"A defesa antiaérea real saudita e a força aérea interceptaram com sucesso e destruíram cinco drones lançados pelas milícias huthis contra o Aeroporto Internacional de Abha e Khalmis Mushait", informou a coalizão por meio da agência oficial saudita SPA.
O aeroporto continuou funcionando normalmente e nenhum voo foi cancelado, destacou o comunicado.
Na quarta-feira, 26 civis - de diversas nacionalidades - ficaram feridos em um ataque dos rebeldes iemenitas contra o mesmo aeroporto Abha, atingido por um míssil de cruzeiro.
O míssil atravessou o teto do setor de desembarque e o tráfego aéreo foi interrompido durante várias horas.
Os rebeldes iemenitas intensificaram nas últimas semanas os ataques contra o reino saudita vizinho, que desde 2015 lidera no Iêmen uma coalizão que apoia o governo.
As forças pró-governo, apoiadas por Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, combatem no Iêmen os rebeldes huthis, aliado do Irã, que controlam boa parte do norte e do oeste do país, assim como a capital, Sanaa.
O conflito já matou dezenas de milhares de pessoas, incluindo muitos civis, segundo organizações humanitárias.
A guerra também deixou 3,3 milhões de deslocados e 24,1 milhões de iemenitas - mais de um terço da população - precisam de assistência, segundo a ONU.
ac/roc/lr
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.