Topo

Esse conteúdo é antigo

Oito pessoas assassinadas em violento estado do centro do México

08/08/2021 17h43

Celaya, México - Oito pessoas foram executadas e abandonadas dentro de uma casa em construção no estado de Guanajuato, um dos mais violentos do México, informaram neste domingo (8) as autoridades locais.

O crime ocorreu por volta das 22h de sábado (00h de domingo no horário de Brasília) no município de Irapuato, onde sete homens e uma mulher foram mortos a tiros em uma propriedade no bairro de Santa Maria, segundo a Secretaria Municipal de Segurança.

Segundo depoimentos coletados pelas autoridades, um grupo de homens armados que viajava em uma caminhonete vermelha entrou no local onde os tiros foram ouvidos posteriormente.

Vizinhos e curiosos se aglomeraram ao redor da casa, cujas paredes têm tijolos expostos e não têm portas nem janelas. A passagem de veículos foi bloqueada por policiais e agentes da Guarda Nacional.

A polícia relatou horas depois a descoberta, a vários quilômetros do local do crime, de uma caminhonete vermelha "na qual aparentemente viajavam os supostos agressores", de acordo com a Secretaria de Segurança.

A secretária de Governo, Libia García, condenou o homicídio múltiplo por meio de sua conta no Twitter e disse que trabalha em coordenação com o prefeito, a polícia e o Ministério Público para esclarecê-lo.

O massacre de Irapuato ocorre um dia após outro ataque, o de uma cervejaria no município de Moroleón, onde quatro homens perderam a vida e seis pessoas ficaram feridas.

Guanajuato, um próspero centro industrial onde corre uma importante rede de dutos e opera uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México devido à disputa entre os cartéis de Santa Rosa de Lima e Jalisco Nueva Generación.

Desde dezembro de 2006, quando o governo lançou uma polêmica operação militar antidrogas, o México registrou mais de 300 mil assassinatos, segundo números oficiais que não especificam quantos crimes correspondem ao combate às máfias.