Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã retoma voos com Afeganistão após retirada de tropas internacionais

Voos comerciais entre o Irã e o Afeganistão foram retomados nesta quarta-feira (15), após uma pausa de um mês - Karim Sahib/AFP
Voos comerciais entre o Irã e o Afeganistão foram retomados nesta quarta-feira (15), após uma pausa de um mês Imagem: Karim Sahib/AFP

15/09/2021 09h11Atualizada em 15/09/2021 09h36

Os voos comerciais entre o Irã e o Afeganistão foram retomados nesta quarta-feira (15), após uma pausa de um mês - informou a agência de notícias Fars.

"Hoje [quarta-feira] a Mahan Air transportou passageiros entre Mashhad [no nordeste do Irã] e o aeroporto de Cabul", disse a agência de notícias.

Trata-se do primeiro voo desse tipo entre os dois países desde que o Talibã recuperou o poder no Afeganistão, em 15 de agosto passado.

"Neste momento, este avião comercial está voltando para Mashhad com passageiros", acrescentou a agência.

A aviação civil iraniana anunciou a interrupção dos voos, em 16 de agosto, por motivos de segurança.

Antes dessa data, a Mahan Air operava dois voos por semana entre Mashhad e Cabul.

Segunda maior companhia aérea do Irã, depois da estatal Iran Air, a Mahan Air está na lista de empresas sob sanção dos Estados Unidos no Irã desde 2011.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a República Islâmica do Irã abriga mais de 3,46 milhões de afegãos. Refugiados, em sua grande maioria, eles representam mais de 4% da população do país.