Macron e Biden conversarão hoje sobre a crise dos submarinos
Os presidentes francês Emmanuel Macron e americano Joe Biden conversarão hoje sobre a crise bilateral provocada pela decisão da Austrália de renunciar a um contrato com a França e decidir comprar submarinos dos Estados Unidos, anunciou o porta-voz da Presidência em Paris, Gabriel Attal.
A conversa telefônica será um "diálogo para esclarecer" o contexto em que o contrato com a Austrália foi decidido e também "as condições de um novo compromisso americano em uma relação de aliados", disse o porta-voz.
A conversa telefônica acontecerá "a pedido do presidente dos Estados Unidos", segundo Attal.
Emmanuel Macron espera obter "explicações sobre a decisão americana de deixar de lado um aliado europeu nessas negociações cruciais na cooperação na região do Indo-Pacífico", acrescentou o porta-voz.
"Esperamos que nossos aliados reconheçam que deveriam ter tido conversas e consultas, as quais não aconteceram, e que isso põe sobre a mesa a questão da confiança (...), que deve ser retomada com medidas concretas e não só com palavras", insistiu.
Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram, em meados de setembro, uma aliança estratégica para contra-atacarem a China, incluindo a venda dos submarinos nucleares americanos para Canberra, o que retirou os franceses da jogada e fez com que perdessem um contrato milionário, além da influência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.