Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU desbloqueia US$ 20 milhões para ajuda de emergência à Ucrânia

24.fev.2022 - Pessoas ficam do lado de fora de um prédio destruído após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia - Aris Messinis/AFP
24.fev.2022 - Pessoas ficam do lado de fora de um prédio destruído após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia Imagem: Aris Messinis/AFP

24/02/2022 16h38

A ONU desbloqueou 20 milhões de dólares em ajuda de emergência humanitária para a Ucrânia e os países vizinhos, anunciou nesta quinta-feira (24) o secretário-geral da organização, António Guterres, que voltou a exortar o presidente russo, Vladimir Putin, a encerrar sua ofensiva militar.

"As Nações Unidas intensificam sua operação humanitária na Ucrânia e em seu entorno e anuncio comprometeremos imediatamente US$ 20 milhões de nosso fundo de resposta para atender às necessidades urgentes", declarou Guterres à imprensa.

Esta ajuda será distribuída "de forma neutra e imparcial". "Ajudamos as pessoas necessitadas, independentemente de onde elas estejam", detalhou o diplomata português.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

A invasão da Ucrânia "é um erro, contrária à Carta" das Nações Unidas, e "é inadmissível, mas não é irreversível", repetiu, antes de acrescentar: "Reitero meu apelo ao presidente Putin: pare a operação militar e leve as tropas de volta para a Rússia."