Boric toma posse como presidente mais jovem do Chile, aos 36 anos
Eleito presidente do Chile no final do ano passado, o ex-líder estudantil Gabriel Boric assumiu ontem o cargo para o mandato de 2022 a 2026. Aos 36 anos, Boric passa a ser o presidente mais jovem da história do país.
"Diante do povo e dos povos do Chile, sim, prometo", disse o novo presidente chileno ao assinar o termo de posse. Alinhado a posições de esquerda, Boric assume o país no lugar do conservador Sebastián Piñera.
Ao lançar sua campanha à presidência, em julho passado, Boric chegou a declarar que "se o Chile foi o berço do neoliberalismo na América Latina, também será sua tumba". Desde então o discurso foi atenuado. O chileno defende uma plataforma de bem-estar social, mas guarda distância dos líderes de esquerda da América Latina.
"A Venezuela é uma experiência que fracassou e a principal manifestação são os seis milhões de venezuelanos na diáspora", disse o presidente eleito em janeiro, segundo a AFP. Ele também repudiou a invasão russa à Ucrânia e a repressão a opositores do governo de esquerda na Nicarágua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.