Parlamento do Canadá reconhece 'atos de genocídio' russos na Ucrânia
O Parlamento canadense aprovou na quarta-feira por unanimidade uma moção que reconhece os "atos de genocídio (da Rússia) contra o povo ucraniano" e cita evidências de "crimes de guerra e crimes contra a humanidade sistemáticos e em massa".
"Hoje, cada legislador de Câmara dos Comuns apoiou minha moção para reconhecer que a Federação da Rússia está cometendo genocídio contra o povo ucraniano", tuitou a deputada Heather McPherson, do esquerdista Novo Partido Democrático.
A moção afirma que os crimes são cometidos "pelas Forças Armadas da Federação da Rússia, dirigidos pelo presidente Vladimir Putin e outros no Parlamento russo".
As "atrocidades em massa" incluem "instâncias sistemáticas de assassinato intencional de civis ucranianos e a profanação de cadáveres", tortura, estupro e "transferência forçada de crianças ucranianas para o território russo".
Ao aprovar a moção, a Câmara dos Comuns reconheceu que "a Federação da Rússia comete atos de genocídio contra o povo ucraniano", segundo o documento.
O Legislativo ucraniano aprovou uma resolução similar há 10 dias.
Há algumas semanas, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, usou pela primeira vez o termo genocídio para descrever os ataques russos contra a Ucrânia.
Ele seguiu os passos do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que também utilizou a palavra, algo considerado inaceitável por Moscou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.