Presidente de Cuba anuncia que não irá participar da Cúpula das Américas
Havana, 26 Mai 2022 (AFP) - O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, anunciou nesta quarta-feira que "em nenhum caso" participará da Reunião de Cúpula das Américas, em Los Angeles, depois que vários líderes alertaram que boicotarão o encontro se Cuba, Nicarágua e Venezuela forem excluídas do mesmo.
"Posso garantir que, em nenhum caso, participarei", afirmou Diaz-Canel em sua conta no Twitter, na qual agradeceu "a posição corajosa e digna dos países que levantaram suas vozes contra as exclusões".
Em sua mensagem de hoje, Díaz-Canel disse que, apesar de ter desistido de participar, "como sempre aconteceu, a voz de #Cuba se fará ouvir" no encontro.
Cuba, que participou pela primeira vez da Reunião de Cúpula das Américas em 2015, no Panamá, e esteve presente novamente em 2018, em Lima, denunciou no mês passado que estava sendo deixada de fora dos preparativos, e que seria "um grave retrocesso histórico" não ser convidada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.