Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA pressiona aliados para construir defesa antiaérea 'em mosaico' para Ucrânia

Joe Biden, presidente dos EUA - REUTERS/Kevin Lamarque
Joe Biden, presidente dos EUA Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque

14/10/2022 13h41Atualizada em 14/10/2022 13h55

Os Estados Unidos pressionam seus aliados para construir rapidamente para a Ucrânia uma rede de defesa aérea "em mosaico", usando equipamentos compatíveis com a OTAN, alguns ultramodernos, outros mais antigos, para proteger os objetivos estratégicos ucranianos dos ataques russos.

Esse esforço ganhou maior urgência depois do ataque de mísseis por parte da Rússia contra a Ucrânia, esta semana, danificando instalações de energia em todo país e deixando pelo menos 20 mortos.

"O que os líderes (ucranianos) descreveram como o que de eles mais precisam é capacidade de defesa aérea", disse o secretário americano da Defesa, Lloyd Austin, em Bruxelas, na quinta-feira (13), um dia depois de uma reunião de 50 países aliados para coordenação de seu apoio militar em Kiev.

Para estabelecer o "escudo antiaéreo" solicitado pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, porém, é necessário criar o que os militares chamam de defesa terra-ar de múltiplas camadas.

"São sistemas de curto alcance e baixa altitude; depois, sistemas de médio alcance e de média altitude; e, finalmente, sistemas de longo alcance e de alta altitude", afirmou o chefe do Estado-Maior americano, general Mark Milley, em conversa com jornalistas na quarta-feira.

Esses três níveis permitirão proteger alvos estratégicos ucranianos, como grandes cidades, infraestruturas cruciais, ou centros de poder, contra mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e até drones.

Os Estados Unidos prometeram o sistema de defesa antiaérea NASAMS, cujos dois primeiros devem chegar em breve à Ucrânia. Foram pedidos mais seis ao fabricante Raytheon, mas é possível que a entrega leve de dois a três anos.

A Alemanha entregou um primeiro sistema de defesa Iris-T de última geração, mas Kiev terá que esperar até o próximo ano pelos outros três prometidos. Este sistema de médio alcance, mas de alta altitude, destina-se a proteger uma pequena cidade.

Para acelerar o processo, os Estados Unidos pediram a seus aliados, na quarta-feira, que forneçam o equipamento antiaéreo disponível, mesmo os mais antigos, desde que atendam aos padrões da Otan.

A Espanha foi a primeira a responder positivamente na quinta-feira. Enviará quatro sistemas Hawk terra-ar de médio alcance para a Ucrânia, anunciou Austin, saudando uma "resposta muito, muito rápida".

Na quarta, o presidente Emmanuel Macron anunciou que a França entregará a Kiev "radares, sistemas e mísseis para proteger (os ucranianos) de ataques, em particular, para protegê-los de ataques de drones".

Nesse mesmo dia, a Grã-Bretanha prometeu enviar de mísseis AMRAAM, destinados aos sistemas NASAMS fornecidos pelos Estados Unidos.