Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Bolsonaro é condenado a pagar indenização por ataques a jornalistas

03.mai.23 - Ex-presidente Jair Bolsonaro após PF cumprir mandado de busca e apreensão na casa dele em Brasília - Adriano Machado/Reuters
03.mai.23 - Ex-presidente Jair Bolsonaro após PF cumprir mandado de busca e apreensão na casa dele em Brasília Imagem: Adriano Machado/Reuters

25/05/2023 23h49Atualizada em 26/05/2023 08h07

A Justiça de São Paulo confirmou nesta quinta-feira uma sentença contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), acusado de dano moral coletivo à categoria dos jornalistas.

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça manteve a decisão da primeira instância, que, em junho de 2022, decidiu em favor de uma ação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) contra Bolsonaro, informou a associação em nota publicada em seu site. "A vitória é um grande passo de toda a categoria, que, durante todo o mandato de Jair Bolsonaro, sofreu recorrentes ataques", publicou o sindicato.

A Câmara, no entanto, reduziu o valor da indenização fixada em primeira instância como pena para o ex-presidente, de R$ 100 mil para R$ 50 mil.

Em abril de 2021, o sindicato havia denunciado o então presidente na Justiça, por "ofensas e agressões" reiteradas. A defesa de Bolsonaro negou que houvesse censura, e afirmou que ele não se referia à classe dos jornalistas como um todo, e sim a determinados profissionais, segundo o portal de notícias g1.