Vinte e sete pessoas são condenadas à morte por tráfico de drogas no Vietnã

Um tribunal vietnamita condenou 27 pessoas à morte nesta sexta-feira (27) por traficar mais de 600 kg de narcóticos, incluindo heroína, cetamina e metanfetamina, informou a mídia oficial.

Vu Hoang Anh, líder do grupo e notória chefe do crime organizado, conhecida como Oanh Ha, está entre os condenados à morte, informou o jornal Tuoi Tre.

A gangue de 35 membros contrabandeou 626 kg de drogas do Camboja para o Vietnã entre março de 2018 e novembro de 2022, acrescentou a mesma fonte, citando a decisão judicial.

Os oito membros que não foram condenados à morte receberam penas de prisão que variam de 20 anos à prisão perpétua após um julgamento de quatro dias na cidade de Ho Chi Minh.

O tribunal descreveu o caso como uma operação transfronteiriça de tráfico de drogas particularmente grave, realizada por um longo período de tempo, de acordo com o Tuoi Tre.

Os suspeitos usavam o aplicativo de mensagens Signal e números de telefone nos Estados Unidos ou no Camboja para se comunicar sobre transações de drogas e garantir o sigilo de suas operações.

De acordo com o tribunal, Oanh Ha, 67 anos, liderou os homens condenados no transporte e tráfico de 626 kg de drogas do Camboja para consumo em Hanói, Ho Chi Minh e outras cidades do Vietnã.

Os investigadores determinaram que a quantia total de dinheiro envolvida na rede era de US$ 54,8 milhões (valor em 337,8 milhões de reais na cotação atual).

A acusação alegou que, a partir de 2020, Oanh transferiu até US$ 20.000 (valor em 123,3 mil reais na cotação atual) por viagem para traficantes que transportavam as drogas escondidas em carros ou blocos de motor.

Continua após a publicidade

Um total de 129 blocos de motor foram contrabandeados do Camboja para o Vietnã, de acordo com o jornal Tuoi Tre.

Não se sabe quando as sentenças de morte serão executadas.

O Vietnã tem algumas das leis antidrogas mais rigorosas do mundo e é muito reservado em relação às suas execuções.

O país fica próximo à região produtora de drogas conhecida como "Triângulo Dourado", a área de fronteira entre Laos, Tailândia e Mianmar. A polícia vietnamita afirma que a cidade de Ho Chi Minh está se tornando um centro de tráfico de drogas graças à melhoria da infraestrutura de transporte.

tmh-pdw/sn/bc/mb/jmo/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.