Pedida prisão de motorista que atropelou manifestantes em Ribeirão Preto

Em São Paulo

  • Edson Silva/Folhapress

    Manifestante é socorrida após ser atropelada durante protesto em Ribeirão Preto (SP)

    Manifestante é socorrida após ser atropelada durante protesto em Ribeirão Preto (SP)

A Polícia Civil de Ribeirão Preto (SP) pediu nesta sexta-feira, 21, a prisão do empresário Alexsandro Ichisato de Azevedo, 37, acusado de ter avançado com seu carro e atropelado 13 pessoas na noite anterior, matando Marcos Delefrate, de 18 anos. O carro dele foi abandonado no condomínio de luxo em que reside, mas ele não se encontrava no local e é procurado. Mais cedo, o advogado de Azevedo disse que ele se apresentaria fora de Ribeirão.

De acordo com o delegado Carlos Henrique Araújo, a Range Rover preta tinha marcas de sangue e foi mandada para Araraquara (SP) porque o pátio em Ribeirão está lotado. Segundo ele, mesmo que o empresário se apresente em outra cidade, todo o inquérito vai se desenrolar em Ribeirão e a polícia da cidade terá de ouvi-lo e ficará responsável pelo caso.

Motorista atropela e mata manifestante em Ribeirão Preto (SP)

O empresário atua no ramo de revenda de imóveis e também teria uma academia de artes marciais onde seria professor. Lutador de jiu-jitsu, já responde a mais de dez processos na Justiça, alguns deles relacionados a agressões. Em vídeos feitos pelos manifestantes, ele acelera o carro duas vezes para passar pelo bloqueio na Avenida João Fiúza, em vez de dar ré e retornar. Na terceira vez acelera com tudo e vai atropelando quem está pela frente.

No local onde as pessoas foram atropeladas e o jovem morreu, foram colocados flores, cartazes, velas, mensagens e uma bandeira do Brasil. Até por volta das 12h30, duas jovens seguiam internadas e uma delas, em estado mais grave, precisará passar por cirurgia.

Luto

A prefeitura de Ribeirão Preto decretou luto de três dias pela morte de Marcos Delefrate. "A tragédia trouxe indignação e tristeza para todos. Uma manifestação pacífica e organizada, que tinha tudo para marcar a história de nossa cidade e servir de exemplo para a democracia do País, deixou uma grande cicatriz em todos nós", disse a prefeita Darcy Vera (PSD).

Durante o protesto

O motorista tentou furar o cerco, mas jovens gritaram "volta, volta" enquanto discutiam com o motorista. Segundo amigos do rapaz morto, o veículo foi atingido por pontapés e socos. O motorista deu marcha à ré, aparentemente para evitar a confusão. Mas mudou de ideia e investiu contra a aglomeração.

"Quando ele acelerou forte, muitos perceberam e saíram da frente do carro. Ele avançou sem dó e foi atingindo as pessoas", afirmou o amigo da vítima. A maioria das cerca de dez pessoas atropeladas se feriu levemente e não precisou ser levada para unidades de saúde. Somente Delefrate e Nicole foram atingidos com violência.

Em razão do atropelamento, uma nova manifestação foi convocada para as 18h desta sexta-feira. O percurso da passeata será o mesmo do dia anterior: começa na região central e termina na avenida João Fiúsa, onde aconteceram os atropelamentos.

Marcos Delefrate trabalhava numa empresa de retífica de motores e estava em férias, segundo amigos. Ele será enterrado às 16h desta sexta-feira no cemitério Bom Pastor, na zona leste de Ribeirão Preto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos