Topo

Itu (SP) descarta decretar calamidade por falta de água

Em Sorocaba (SP)

06/08/2014 20h10Atualizada em 08/08/2014 16h11

A prefeitura da cidade paulista de Itu, na região de Sorocaba, descartou nesta quarta-feira (6), decretar estado de calamidade pública em razão da crise no abastecimento de água. O município de 156 mil habitantes está sob o regime de racionamento desde o início de fevereiro. Na maior parte da área urbana, inclusive na região central, os moradores recebem água durante dez horas a cada dois dias.

Em muitos bairros, no entanto, a água chega somente uma vez por semana. Os cinco reservatórios usados para captação estão com nível baixo, um deles com 4% da capacidade. O Ministério Público Estadual recomendou a decretação da calamidade para facilitar a adoção de medidas visando a reduzir o drama dos moradores e o risco de doenças em razão da falta de água.

Em documento encaminhado no início da noite desta quarta ao MP, o prefeito Antonio Tuíze (PSD) informou que a medida não produziria os efeitos desejados e que o município estava adotando outras recomendações dos promotores, como a não autorização de empreendimentos que impliquem aumento no consumo de água. Na quinta-feira (7), o MP inicia a análise do documento para decidir se propõe novas medidas.