Topo

Esse conteúdo é antigo

"Estamos estudando mudar regras para uso de aviões da FAB", diz Onyx Lorenzoni

Vicente Santini, ex-secretário da Casa Civil - Rosinei Coutinhio/SCO/STF
Vicente Santini, ex-secretário da Casa Civil Imagem: Rosinei Coutinhio/SCO/STF

Gabriel Caldeira

São Paulo

03/02/2020 11h16

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), disse hoje, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o governo avalia alterar as regras para uso dos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) em agendas de membros do governo, após o ex-secretário da pasta, Vicente Santini, ter sido demitido em decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ter usado um jatinho da FAB para viajar à Índia, onde estava a comitiva presidencial.

"Vamos trabalhar para tornar isso, as regras para o uso dos aviões, mais claro", disse Onyx.

Segundo o ministro, o modelo que norteará o novo regulamento é uma normativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que trata do uso de aviões por membros de governos. As novas normas levarão em conta três critérios para permitir as viagens: distância percorrida, faixa etária e volume de trabalho.

Sobre a crise iniciada com a demissão de Santini, ocorrida enquanto Onyx estava de férias, o ministro disse que "essa é uma situação a ser ajustada, passível de várias interpretações". Onyx ainda elogiou o ex-secretário, mas afirmou que a decisão de Bolsonaro deve ser respeitada.

"Santini sempre foi uma pessoa correta e teve comportamento adequado, é preparado. Mas na opinião do presidente, ele cometeu um equívoco", disse.

Perguntado se permitiu a viagem feita por Santini, Onyx reiterou que estava de férias durante o período e, por isso, não fez parte da decisão.