Topo

Honduras aprova criação de Polícia Militar

22/08/2013 17h52

TEGUCIGALPA, 22 AGO (ANSA) - O Congresso de Honduras aprovou uma lei que cria a Polícia Militar no país, a fim de combater "a criminalidade e o crime organizado", como aponta o documento aprovado. A força será formada inicialmente por 5 mil oficiais altamente treinados. Os candidatos serão submetidos a diferentes testes para provar que não estão em dívida com a lei.   

A Polícia Militar hondurenha irá atuar junto a juízes e promotores para garantir o respeito aos direitos humanos, apontou o decreto aprovado hoje.   

"Tomara que a Polícia Militar não resulte em um remédio pior que a doença", disse o deputado progressista Sergio Castellanos. "Os militares estão nas ruas e não melhoraram os níveis de segurança, ainda que as autoridades assegurem o contrário", concluiu.   

O governo mantém a presença de militares nas ruas há cerca de dois anos para apoiar a polícia no combate ao crime. O índice de criminalidade no país é um dos mais altos no mundo entre as nações que não estão em guerra, sendo que cerca de 20 mortes violentas são registradas por dia em Honduras. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.