Topo

'Vivemos a 3ª Guerra Mundial', diz Papa Francisco

18.ago.2014 - Papa Francisco se encontra, na Catedral de Seoul, com mulheres que foram vítimas de abusos sexuais por soldados japoneses na Coreia do Sul durante a Segunda Guerra Mundial - L" Osservatore Romano/AP
18.ago.2014 - Papa Francisco se encontra, na Catedral de Seoul, com mulheres que foram vítimas de abusos sexuais por soldados japoneses na Coreia do Sul durante a Segunda Guerra Mundial Imagem: L' Osservatore Romano/AP

18/08/2014 15h18

Após uma viagem de cinco dias à Coreia do Sul, o papa Francisco voltou nesta segunda-feira (18) à Itália, mas não sem fazer duras críticas aos confrontos mundiais durante seu vôo de regresso a Roma. "Vivemos a Terceira Guerra Mundial, mas em fragmentos", disse o Pontífice.

Destacando que as guerras estão atingindo "um nível de crueldade espantoso", Francisco afirmou que "é lícito interromper uma agressão, mas não bombardear". "Quando há uma agressão injusta, posso dizer que é lícito parar o agressor. Mas ressalto o verbo parar, porque isso não significa bombardear ou fazer uma guerra", afirmou o Papa sobre os ataques norte-americanos ao Iraque com o objetivo de destruir rebeldes jihadistas do Estado Islâmico (EI), que recentemente declarou a criação de um califado e começou a perseguir civis e cristãos.

"A tortura se tornou quase um meio ordinário. Esses são os frutos da guerra. Estamos em guerra, há a Terceira Guerra Mundial, mas em fragmentos'", disse o Papa, referindo-se aos conflitos simultâneos que atingem o mundo, como as crises na Síria, no Iraque, na península coreana, no continente africano na Faixa de Gaza.   

No último mês, Francisco fez constantes apelos de paz para o Iraque e até enviou um representante do Vaticano ao país para entregar apoio financeiro e emocional aos cristãos perseguidos pelo Isis. Ele também promoveu um encontro entre lideranças palestinas e israelenses para incentivar o diálogo no Vaticano. "O encontro no Vaticano entre o presidente israelense Shimon Peres e o palestino Mahmoud Abbas não foi inútil, apesar de hoje a situação na Terra Santa ter se deteriorado", disse o Papa em seu vôo da Coreia do Sul.

"Foi aberta uma porta, mas, agora, a fumaça das bombas não permite que esta porta seja vista", completou, no mesmo dia em que um novo balando aponta para dois mil mortos na Faixa de Gaza na última ofensiva israelense. Ainda na conversa com a imprensa dentro do avião, Francisco contou que tem vontade de visitar a China e que, se "pudesse, viajaria amanhã". "Estou disposto também a ir ao Curdistão, se houver possibilidade", disse Jorge Mario Bergoglio. Francisco aterrissou em Roma por volta das 18h10 locais, no aeroporto de Ciampini. Ele trouxe um ramo de flores que recebeu de uma menina sul-coreana chamada Mary Sol, de 7 anos de idade.   

O Pontífice pretende depositar as flores no altar da Basílica de Santa Maria Maggiore.

Pontificado

Questionado pelos jornalistas que o acompanhavam no vôo de volta a Roma, o papa Francisco comentou que tenta levar "uma vida normal" no Vaticano. "Em 1975, sai de férias com a comunidade de jesuítas. Desde então, não tiro férias, mas mudo meu ritmo de vida: durmo mais, leio mais, ouço mais músicas... e isso me faz bem", comentou.

Renúncia 

Na mesma entrevista dentro do avião, Francisco disse que a renúncia de seu antecessor, Bento XVI, abriu um precedente na Igreja Católica e que ele mesmo pode abdicar do cargo caso sinta necessidade. "Há 70 anos, os bispos eméritos eram uma novidade. Hoje, são uma instituição. Penso que o papa emérito será a mesma coisa.

Com o tempo, a expectativa de vida aumenta e, em uma certa idade, não temos capacidade de governar bem. Mesmo se a nossa saúde for boa, não temos capacidade de levar adiante o governo da Igreja", comentou Francisco. "Alguns teólogos talvez digam que não é certo, mas eu penso assim: faria a mesma coisa que Bento XVI. Ele abriu uma porta que é institucional, não excepcional", afirmou.   

Conhecido por sua simplicidade, Jorge Mario Bergoglio assumiu a liderança da Igreja Católica em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI.