Pesquisa mostra britânicos divididos sobre saída da UE

LONDRES, 24 FEV (ANSA) - Uma sondagem realizada pelo instituto YouGov mostra que os britânicos estão divididos sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.   

De acordo com a pesquisa, a primeira depois de o premier David Cameron ter convocado um referendo sobre o tema, 38% dos cidadãos são favoráveis à chamada "Brexit" (termo em inglês para "saída britânica"), enquanto 37% são contrários.   

No entanto, o levantamento também revela que o número de indecisos ou de pessoas que não pretendem votar ainda é grande: 25%. Considerando apenas os votos válidos, o placar seria de 51% a 49% para a saída de Londres do bloco.   

No fim da semana passada, o Reino Unido e Bruxelas chegaram a um acordo para alterar o status do país na UE. O documento prevê que o governo britânico possa ativar por sete anos o chamado "freio de emergência" no acesso ao seu sistema de bem-estar social por parte de imigrantes que entrarem no país para trabalhar.   

Atualmente, o usufruto dos benefícios aumenta gradualmente por um período de quatro anos. Além disso, o Reino Unido conseguiu que, na próxima revisão dos tratados europeus, seja inserido um parágrafo no qual estará escrito explicitamente que ele está excluído do conceito de "União cada vez mais estreita", o princípio fundador da comunidade europeia.   

Cameron decidiu convocar um referendo para que a população decida o futuro do país na UE, que era uma das bandeiras de sua campanha pela reeleição em 2015. No entanto, com o acordo, o primeiro-ministro prometeu lutar para que a "Brexit" seja derrotada. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos