Após acordo, Israel faz 1º voo comercial para Emirados Árabes
Após assinar um acordo de normalização das relações diplomáticas, partiu nesta segunda-feira (31) do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, o primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU).
A bordo, estavam membros do governo israelense e dos Estados Unidos, que intermediaram o pacto entre as duas nações. Segundo o genro de Donald Trump e assessor sênior para assuntos internacionais, Jared Kushner, essa é uma "viagem histórica" para o Oriente Médio.
O comandante do voo, Tal Becker, lembrou que essa será a primeira vez que uma aeronave registrada em Israel "sobrevoará a Arábia Saudita" e que "todos estamos empolgados e esperamos que mais voos históricos nos levem a outras capitais da região, fazendo-nos avançar todos a um futuro mais próspero".
Além do governo de Abu Dhabi, apenas Jordânia e Egito têm suas relações diplomáticas estabelecidas com Israel. Até por conta disso, o acordo assinado em 13 de agosto foi considerado uma "traição" dos EAU à causa palestina e gerou críticas de todos os demais países da região.
O avião, um Boeing 737 da companhia aérea El Al, teve um desenho especial para a viagem, com a palavra "Paz" escrita em três idiomas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.