Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Londres sanciona oligarca mais rico da Rússia e prima de Putin

Vladimir Potanin, o homem mais rico da Rússia - Reprodução/ Youtube
Vladimir Potanin, o homem mais rico da Rússia Imagem: Reprodução/ Youtube

29/06/2022 09h49Atualizada em 29/06/2022 10h25

O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (29) um novo pacote de sanções contra 13 russos ligados ao governo de Vladimir Putin, incluindo o empresário mais rico do país, Vladimir Potanin, e a prima do mandatário, Anna Tsivileva.

Potanin é um histórico aliado dos governos russos desde a época de Boris Yeltsin e é conhecido como "Rei do Níquel" por conta da riqueza acumulada por meio da empresa Nornickel. Segundo o ranking de bilionários da Bloomberg, o patrimônio do magnata está na casa dos US$ 37 bilhões, o que o coloca também como o 33º homem mais rico do mundo.

Já Tsivileva comanda a empresa de mineração JSC Kolmar Group. As sanções incluem o congelamento de ativos ligados a ambos no Reino Unido e a proibição de viagem para o território nacional.

Segundo um porta-voz do governo em entrevista a jornalistas britânicos , "enquanto Putin continuar o seu ataque abominável à Ucrânia, usaremos as sanções para enfraquecer a máquina de guerra russa".

Ainda conforme Londres, desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Potanin adquiriu o banco Rosbank e comprou muitas ações do Tinkoff Bank.