Putin oferece dinheiro para que refugiados da Ucrânia se mudem para Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou neste sábado (27) um decreto para conceder subsídios mensais e pagamentos únicos a refugiados do Donbass e da Ucrânia que se mudem para seu país.
Segundo a agência Tass, algumas categorias de pessoas, incluindo deficientes e maiores de 80 anos, receberão 10 mil rublos em pagamentos mensais.
O decreto prevê ainda que mulheres grávidas terão direito a uma quantia única de um valor semelhante.
De acordo com autoridades ucranianas e russas, quase 2 milhões de refugiados da Ucrânia foram mandados para a Rússia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.
Recentemente, uma investigação da Associated Press mostrou que vários refugiados ucranianos receberam a promessa de receber um pagamento e a cidadania russa para se deslocar ao território de Vladimir Putin.
O governo de Kiev, porém, alega que essas transferência são deslocamentos forçados considerados crimes de guerra, enquanto a Rússia diz que as ações são retiradas humanitárias de vítimas que são gratas pela oportunidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.