Topo

Esse conteúdo é antigo

Boca de urna indica ampla vitória dos conservadores na eleição do Reino Unido

Painéis e projeções com dados em tempo real da eleição na sede da BBC em Londres - BBC
Painéis e projeções com dados em tempo real da eleição na sede da BBC em Londres Imagem: BBC

12/12/2019 20h17

Pesquisa aponta que partido do primeiro-ministro Boris Johnson ficaria com 368 assentos no Parlamento, contra 191 dos trabalhistas liderados por Jeremy Corbyn; se confirmado, resultado será o mais expressivo em décadas para os conservadores.

Os conservadores estão perto de obter uma ampla maioria no Parlamento britânico na eleição que está sendo apurada neste momento, segundo uma pesquisa de boca de urna encomendada pela BBC, ITV e Sky News.

A sondagem indica que os conservadores terão 368 cadeiras no parlamento, 50 a mais do que na eleição de 2017.

Caso os números se confirmem, será uma vitória expressiva para o primeiro-ministro conservador, Boris Johnson, contra o líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn.

Segundo a pesquisa, os trabalhistas devem ficar com 191 assentos; os liberais democratas, 13; o Partido Nacional Escocês (SNP), 55; e o Partido do Brexit, nenhum.

O Partido Verde deve continuar com um parlamentar e o Plaid Cymru deve perder uma cadeira, ficando com um total de três, segundo sugere a boca de urna.

Espera-se que os primeiros resultados consolidados saiam à meia-noite em Londres (cerca de 21h em Brasília); já a contagem final deve vir na hora do almoço da sexta-feira no país europeu.

Na boca de urna, eleitores preenchem uma ficha indicando seu voto na saída do local de votação. A pesquisa encomendada foi conduzida pela Ipsos Mori em 144 locais, com 22.790 entrevistas.