Topo

Isaac se fortalece a caminho da Flórida e põe Nova Orleans em alerta

Em Miami

26/08/2012 10h13

A tempestade tropical Isaac deve ganhar força neste domingo (26) à medida que se afasta de Cuba e se aproxima da região de Florida Keys e teme-se que depois adentre o Golfo do México em forma de furacão, o que pôs em alerta grande parte do litoral sul dos Estados Unidos, inclusive Nova Orleans.

Em seu boletim das 9h (de Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA situou Isaac a 23,5 graus de latitude norte e 80 graus de longitude oeste, cerca de 220 quilômetros ao leste-sudeste de Key West (Flórida) e 245 quilômetros ao leste de Havana.

Durante a noite os ventos máximos da tempestade se intensificaram até os 100 km/h, enquanto avançava rumo ao oeste-noroeste a 31 km/h.

A previsão é que nas próximas 48 horas a tempestade ganhe força, gire mais para o norte e perca velocidade, com o que durante esta manhã poderia deslocar-se justo pelo norte de Cuba, adquirir força de furacão antes de passar sobre a região de Florida Keys durante esta tarde ou noite e adentrar o Golfo do México na segunda-feira.

Por essa razão, o alerta aumentou na costa americana do Golfo, inclusive em Nova Orleans (Louisiana), cidade arrasada pelo furacão Katrina em 2005, também na última semana de agosto.