Topo

Tempestade Isaac se transforma em furacão de categoria 1 e ameaça a traumatizada Nova Orleans

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 08h36Atualizada em 28/08/2012 14h03

A tempestade tropical Isaac se transformou nesta terça-feira (28) em um furacão de categoria 1 em frente ao litoral norte do Golfo do México, onde está previsto que chegue na noite de terça ou quarta. Isaac segue para Nova Orleans, na Louisiana (EUA), sete anos depois do furacão Katrina ter devastado a cidade.

O anúncio da mudança de categoria de Isaac foi feito pelo NHC (Centro Nacional de Furacões) dos Estados Unidos, que explicou que um avião de reconhecimento detectou que os ventos máximos sustentados do fenômeno climático aumentaram para 120 km/h.

Isaac atinge a Flórida; veja

O furacão deve provocar ondas de até 3,6 metros de altura nas costas do sudeste da Louisiana e Mississippi e aumento significativo de temporais e alagamentos ao longo da costa norte do Golfo do México.

Os ventos em redemoinho e as chuvas irão representar um grande teste para os novos sistemas de controle de enchentes da região, disse o NHC.

"Os dispositivos de salvaguarda e de proteção de bens devem ser rapidamente aplicados", alertou o órgão.

Autoridades pediram a milhares de moradores em áreas baixas que saíssem de casa, alertando que a tempestade poderia inundar cidades em pelo menos três Estados da costa dos EUA no Golfo do México.

Moradores de comunidades costeiras desde Louisiana até o Mississippi estocaram comida e água e tentaram proteger suas casas, carros e barcos.

O Isaac está movendo-se em direção noroeste a uma velocidade de quase 12 km/h. Quando atingir o continente, o furacão pode fazer grandes estragos em refinarias em regiões baixas ao longo da costa do Golfo, que são responsáveis por aproximadamente 40% da capacidade de refinação de petróleo dos EUA.

Mesma data do Katrina

O furacão deve afetar a região no mesmo dia em que o furacão Katrina afetou Nova Orleans, em 29 de agosto de 2005, na pior tragédia natural da história americana, com 1.800 mortos e danos bilionários.

A população de Nova Orleans, na Louisiana, se prepara para a aproximação do Isaac. O presidente americano, o democrata Barack Obama, tentando evitar a gestão falha de seu antecessor, o republicano George W. Bush, na tragédia de 2005, declarou estado de emergência na região. A declaração de emergência permite o fluxo de recursos e o envio de ajuda federal às autoridades locais. 

Louisiana, Alamaba e Mississipi decretaram estado de emergência no domingo, mas o olho da tempestade aponta especificamente para Nova Orleans, que sete anos atrás foi devastada com ventos que superavam 178 km/h --categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. 

Apesar de ser bem abaixo da intensidade de Katrina, o mais letal da história, o Isaac deve provocar grandes inundações. "Mesmo que seja uma tempestade tropical sobre o continente, seu tamanho grande ainda vai gerar tempestades significativas. Isso é potencialmente um risco à vida", afirmou o diretor do NHC Rick Knabb.

"É bastante irônico termos um furacão nos ameaçando no sétimo aniversário do Katrina", disse o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, em entrevista coletiva. "Isso traz um novo nível de ansiedade ao povo de Nova Orleans. Quero dizer a todos que acho que ficaremos bem."

A tempestade Isaac já matou pelo menos 22 pessoas e causou inundações e danos significativos no Haiti e na República Dominicana antes de contornar a ponta sul da Flórida, no domingo. (Com agências internacionais)