Antigo porta-voz do regime de Muammar Gaddafi é preso na Líbia

Trípoli, 20 out (EFE).- Moussa Ibrahim, o porta-voz do ditador Muammar Gaddafi durante os últimos meses do antigo regime, foi detido neste sábado (20) na cidade de Tarhuna, 90 quilômetros ao sudeste de Trípoli, informou um dos dirigentes rebeldes da região, Ahmed al Amin.

Segundo a fonte, Ibrahim, conhecido por ser o interlocutor perante a imprensa ocidental, tentava fugir da cidade quando foi detido por milicianos em uma área conhecida como Um Al Rashrash.

Amin detalhou que junto com o antigo porta-voz foram detidos outros ex-funcionários do regime, embora não tenha revelado seus nomes.

Os presos foram conduzidos à capital em meio a fortes medidas de segurança.

Moussa Ibrahim ficou conhecido por suas aparições perante os meios estrangeiros credenciados em Trípoli durante a revolta popular armada que acabou com o regime de Gaddafi entre fevereiro e outubro de 2011.

Além de ser o contato entre o governo e a imprensa estrangeira, também fez as vezes de tradutor durante os discursos de responsáveis do antigo regime.

Conhecido como "a voz de Gaddafi perante Ocidente", Moussa foi uma peça-chave da estratégia midiática do regime durante a rebelião em seus últimos dias, e inclusive fez várias declarações encorajando seus seguidores a continuar a luta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos