Coalizão de oposição síria rejeita e critica oferta de mediação iraniana


Cairo, 21 set (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), maior aliança opositora do país, rejeitou neste sábado a oferta de mediação com o governo formulada pelo presidente iraniano Hassan Rohani, que foi classificada como "irônica" pelo grupo político.

"O mais útil seria que o Governo iraniano retire seus especialistas militares e combatentes extremistas do território sírio, antes de propor iniciativas", apontou a CNFROS, através de comunicado emitido neste sábado.

A aliança descartou a oferta, que segundo o grupo acontece "em meio a todo sangue derramado, em que se envolveu o Irã junto ao regime de (Bashar) Al-Assad", com apoio militar, político e econômico.

A CNFROS garante que o Irã faz parte do conflito e que o povo sírio "exigirá seu direito a pedir contas aos responsáveis, da mesma forma como fará com o regime sírio, pelos assassinatos, violência e o terrorismo".

Para a coalizão, "não há dúvida que a oferta de Rohani representa uma tentativa desesperada para prolongar o conflito e complicá-lo mais, e com isso deseja encobrir assuntos complicados como o programa nuclear e seu apoio ao terrorismo".

Na quinta-feira passada, Hassan Rohani propôs que seu Governo atue como mediador no diálogo entre o regime e a oposição síria, ao mesmo tempo em que condenou a "dilacerante violência" nesse país. EFE

aj/bg

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos