EUA informam que funcionários federais devem voltar ao trabalho hoje
O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (16) que os funcionários federais que estavam afastados de seus empregos e sem receber salário devido à paralisação da administração federal deverão voltar ao trabalho nesta quinta-feira, depois que o Congresso aprovou uma medida orçamentária para evitar o calote da dívida do páis.
"Agora que a norma foi aprovada no Senado e na Câmara, o presidente planeja assiná-la, e os empregados devem voltar aos seus trabalhos amanhã de manhã", disse Sylvia Mathews Burwell, diretora do Escritório de Gestão e Orçamento, em comunicado.
Sylvia pediu que os funcionários federais consultassem seus departamentos para confirmar a reabertura da administração federal.
Com isso, os cerca de 800 mil trabalhadores que foram afetados pela paralisação da administração voltarão aos seus locais de trabalho hoje com o objetivo de voltar à normalidade.
O anúncio aconteceu depois que, finalmente, o Congresso aprovou na noite de hoje, após mais de 16 dias de incerteza sobre as contas públicas dos EUA, uma medida que permitirá que se garantam os fundos para as atividades do governo até 15 de janeiro e que se eleve o teto da dívida até 7 de fevereiro.