Topo

Trezentas pessoas morrem na ilha de Samar, após tufão passar pelas Filipinas

De Manila

10/11/2013 04h14

Pelo menos 300 pessoas morreram e 2.000 foram dadas por desaparecidas na ilha filipina de Samar, ao leste do país, onde chegou na sexta-feira passada (8) o tufão Haiyan, segundo declarou neste domingo (10) um porta-voz das autoridades filipinas à imprensa local.

A totalidade das vítimas procede da pequena cidade de Basey, ao oeste da ilha e com uma população de cerca de 20 mil habitantes, disse à emissora de rádio local "DZBB" Leo Dacaynos, membro do conselho para gestão de desastres de Samar.

Na vizinha ilha de Leyte, o chefe da Polícia Regional, Elmer Soria, declarou que o governador provincial, Dominic Petilla, informou que o número de vítimas poderia ultrapassar as 10 mil só nesta região, a maioria por afogamento e desabamento de construções.

O Haiyan, batizado pelas autoridades filipinas como Yolanda, teria arrasado entre 70% e 80% da cidade de Tacloban, capital da província de Leyte, com uma população de 220 mil habitantes, por onde passou o tufão na sexta-feira passada, ressaltou o funcionário.

Antes da chegada deste último tufão às Filipinas, o 24º do ano, os meteorologistas tinham advertido que poderia ter um efeito devastador maior que o tufão Bopha, que em 2012 deixou cerca de mil mortos.

Após arrasar o centro e sul das Filipinas, o "Haiyan" está no Mar do Sul da China em direção ao Vietnã, onde as autoridades já iniciaram evacuações maciças.