Barroso classifica acordo com Irã como "passo decisivo" para segurança

Em Bruxelas

  • Virginia Mayo/AP

    José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, comemorou acordo com o Irã

    José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, comemorou acordo com o Irã

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, considerou como "passo decisivo para a segurança global e a estabilidade" o acordo selado neste domingo (24) sobre o programa nuclear iraniano.

Barroso parabenizou em comunicado a alta representante da União Europeia e vice-presidente da comissão, Catherine Ashton, pelo acordo, "que é o resultado de seu compromisso incansável e dedicação ao tema nos últimos quatro anos".

Além disso, considerou que "também é o resultado da política europeia de mão dupla" e um testemunho do compromisso dos 28 "com a estabilidade regional e global".

O presidente do Executivo comunitário acrescentou que "agora é importante que todas as partes continuem cooperando com um espírito construtivo no início do acordo, para que possam se oferecer garantias claras à comunidade internacional da natureza pacífica e civil do programa nuclear iraniano e uma cooperação plena com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)".

Os integrantes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China) mais a Alemanha selaram hoje em Genebra um acordo histórico com o Irã que congelará o programa nuclear iraniano por seis meses, tempo em que se buscará chegar a um acordo global e definitivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos