Parlamento da Ucrânia designa presidente interino

Em Kiev

Protestos são reprimidos com violência na Ucrânia
Protestos são reprimidos com violência na Ucrânia

O Parlamento da Ucrânia designou neste domingo (23) como presidente interino do país Alexandr Turchinov, braço direito da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko e desde ontem chefe do Legislativo.

A nomeação de Turchinov, aprovada por 285 dos 339 deputados presentes no plenário, ocorre após o presidente Viktor Yanukovich ter sido destituído ontem por abandono de suas funções.

Pouco antes de sua designação, Turchinov pediu aos deputados que iniciassem consultas urgentes para estruturar uma coalizão de maioria capaz de formar um governo, processo que deverá ser encerrado antes de terça-feira.


Inicialmente, esperava-se que hoje mesmo a maioria pudesse ser constituída e em seguida o novo primeiro-ministro nomeado.

"A situação na Ucrânia, particularmente de sua economia, é catastrófica. O governo de Yanukovich arruinou a economia e nos cofres públicos não há dinheiro", disse o presidente do Parlamento e agora chefe de Estado interino.

A designação de Turchinov como presidente interino do país está de acordo com o estipulado pela Constituição de 2004, que ontem foi restituída pela Câmara e estabelece que em caso de ausência do chefe do Estado, suas funções serão assumidas pelo presidente do Parlamento.

Na sessão de hoje, a Câmara também votou as destituições dos ministros de Relações Exteriores e Educação, Leonid Kozhar e Dmitri Tabchnik, respectivamente.

O ministro do Interior e o procurador-geral, assim como outros altos funcionários públicos, foram destituídos ontem.

Os partidos opositores assumiram o controle da Rada nesta semana depois que vários deputados da coalizão governamental trocaram de lado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos