Justiça da Ucrânia declara referendo da Crimeia inconstitucional
O Tribunal Constitucional da Ucrânia declarou nesta sexta-feira inconstitucional o referendo que a autonomia separatista da Crimeia realizará neste domingo sobre sua integração à Rússia.
Entenda a importância da Crimeia
O alto tribunal ucraniano determinou que o decreto do parlamento regional da Crimeia sobre a "realização do referendo popular crimeano" é inconstitucional.
A Crimeia, que abriga a frota russa no mar Negro, foi parte da Rússia até 1954, quando o então dirigente soviético Nikita Kruschev passou seu controle à Ucrânia. Após a queda do ex-presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro, as populações das regiões sul e leste do país foram às ruas para protestar contra o que consideraram um golpe de Estado. A Rússia, aliada de Yanukovich e com interesses na região, apoia esse movimento. A península da Crimeia, de maioria étnica e língua russas e atualmente com um regime de república autônoma da Ucrânia, está sob controle de forças pró-Moscou desde 28 de fevereiro.
O Tribunal, cuja decisão entrou em vigor imediatamente, ordenou a interrupção da atividade de todas as comissões eleitorais que preparam a consulta na península rebelde, e proibiu as autoridades crimeanas de financiar o referendo.
Alheias a todas as decisões tomadas em Kiev, as autoproclamadas autoridades da Crimeia têm tudo pronto para a consulta de domingo, quando a população do território decidirá se passa a integrar a federação russa ou se continuam parte da Ucrânia.
Desde fim de fevereiro as tropas russas tomaram o controle quase total da Crimeia, uma península banhada pelo Mar Negro, onde vivem uma população de 60% russos, 25% ucranianos e 12% tártaros.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Observadora da Osce sofre assédio sexual em território separatista na Ucrânia
- Brasileiro é detido sob acusação de terrorismo em aeroporto na Ucrânia
- Míssil russo abateu voo MH17 que caiu na Ucrânia, diz investigação
- Míssil russo derrubou voo da Malaysia na Ucrânia, aponta investigação
- Em meio a jogos de guerra e tensão, Putin visita a Crimeia
- Sinais de problemas na Crimeia geram pergunta: o que Putin estaria aprontando?