Região de Donetsk declara sua independência da Ucrânia

Em Donetsk (Ucrânia)

A região de Donetsk declarou nesta segunda-feira (12) sua independência da Ucrânia, um dia após o referendo no qual 89,7% dos eleitores apoiaram a opção.

A proclamação da independência foi feita pelo autodenominado governo provisório de Donetsk.

Em entrevista coletiva, Denis Pushilin, copresidente da autoproclamada "República Popular de Donetsk", também pediu a Moscou que considere a integração do novo Estado independente à Federação Russa.

"Nós, o povo da República Popular de Donetsk, de acordo com os resultados do referendo realizado em 11 de maio de 2014 e em virtude da declaração de soberania da RPD, declaramos que ela constitui um Estado soberano", diz a proclamação, lida por Pushilin.

"De acordo com a vontade manifestada pelo povo e para restabelecer a justiça histórica, pedimos à Federação Russa que examine a questão da integração da República Popular de Donetsk no seio da Federação Russa", acrescentou.

Mais tarde, Pushilin disse aos jornalistas que "a terra de Donetsk sempre foi parte do mundo russo, independentemente de sua origem étnica".

O líder lembrou que o território foi parte do Império Russo e que "só depois da sangrenta catástrofe de 1917 (a Revolução Russa) foi separado com fronteiras administrativas da Grande Rússia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos