Manifestantes agridem simpatizantes de Trump em comício nos EUA

Em Washington

  • Noah Berger/AP

    Simpatizante de Trump limpa o rosto após ser atingida por ovo ao deixar comício do pré-candidato

    Simpatizante de Trump limpa o rosto após ser atingida por ovo ao deixar comício do pré-candidato

Vários manifestantes contrários ao candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, encararam e agrediram fisicamente simpatizantes do magnata, além de terem queimado uma bandeira do país nos arredores de um comício que o bilionário fez nesta quinta-feira (2) em San José, na Califórnia.

Os distúrbios do lado de fora dos recintos nos quais Trump comparece para dar discursos estão cada vez mais frequentes, especialmente na Califórnia. Nesta quinta, em San José, os protestos foram particularmente violentos, e os vídeos veiculados tanto na televisão como na internet mostram simpatizantes de Trump ensanguentados ou sendo atingidos por ovos.

Os distúrbios tiveram forte componente étnico, já que os manifestantes pertenciam majoritariamente às minorias hispânica e negra e portavam bandeiras mexicanas, enquanto os simpatizantes de Trump eram em sua maioria jovens brancos empunhando cartazes em favor do republicano e bandeiras americanas.

Em um dos vídeos registrados por um jornalista presente no local e divulgado nas redes sociais é possível ver dois simpatizantes de Trump caminhando pela rua enquanto são perseguidos por uma multidão de manifestantes, dos quais um se aproximam dos dois e golpeia a cabeça de um deles com uma mochila.

Posteriormente, outras imagens mostraram o jovem agredido com a cabeça e a roupa ensanguentadas ao lado de um policial e falando para as câmaras de televisão. O jovem relatou que caminhava com seu cartaz de apoio a Trump e a multidão começou a gritar contra ele e a chamá-lo de racista.

Em outro vídeo, uma jovem com uma roupa esportiva com o nome de Trump é atingida na cabeça por um ovo. Além disso, a jovem aparece cercada por manifestantes que, exibindo bandeiras do México e alguns com rosto encoberto, gritam contra ela e fazem gestos obscenos.

Outras imagens também mostram um manifestante caminhando com uma bandeira dos EUA em chamas, assim como várias ocasiões nas quais os protestantes perseguem simpatizantes e algumas brigas generalizadas.

Por enquanto, a polícia não relatou nenhuma detenção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos