Topo

Trump nega contratação de imigrantes ilegais para construir hotel

27/10/2016 06h49

Washington, 26 out (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, negou ter contratado como mão de obra imigrantes ilegais para construir seu novo hotel em Washington, inaugurado na quarta-feira, após a acusação de sua rival, a democrata Hillary Clinton.

"Não utilizei nenhum (imigrante ilegal), por duas razões. Número um, porque eu não quis. E número dois, estou concorrendo à presidência, por que faria isso?", perguntou Trump, durante um ato em Kinston (Carolina do Norte), onde viajou após inaugurar o hotel na capital.

"Nós não temos um único imigrante ilegal na construção. Todo o mundo sabe. Acredite, poderíamos ter contratado um montão, existem por todos lados. Eu poderia ter economizado um bom dinheiro, certo?", completou o magnata nova-iorquino.

Trump estava respondeu assim as críticas de Hillary, que o acusou de utilizar a campanha para promover seus negócios e o chamou de hipócrita por ter construído o icônico hotel com imigrantes ilegais, no mesmo momento em que esse caso (imigrantes) é o carro-chefe de sua candidatura.

"Sabemos que utilizou trabalhadores imigrantes ilegais. A maior parte dos produtos de seus quartos são produzidos fora dos Estados Unidos", disse a ex-primeira-dama.

Em artigo publicado em 2015, durante a construção do hotel, alguns dos trabalhadores revelaram ao "The Washington Post" que eram imigrantes ilegais, enquanto muitos outros confessaram ter entrado no país ilegalmente embora, já tinham visto de trabalho.