Candidatos para 2º turno das primárias socialistas na França são definidos

Paris, 22 jan (EFE).- O ex-ministro de Educação Benoît Hamon e o ex-primeiro-ministro Manuel Valls, representantes da ala mais à esquerda e mais centrista dos socialistas, se classificaram neste domingo para o segundo e definitivo turno de suas primárias no próximo 29 de janeiro, antes das eleições presidenciais de 2017.

As caras das "duas esquerdas irreconciliáveis", como o próprio Valls lembrou, medirão forças no próximo domingo, depois de deixar pelo caminho outro dos favoritos, o ex-ministro de Economia Arnaud Montebourg, que acabou em terceiro lugar.

A jornada eleitoral refletiu certo desencanto dos socialistas e atraiu dois milhões de eleitores, menos que 2,6 milhões do primeiro turno das primárias de 2011 e muito menos que os 4,2 milhões das votações da centro-direita de novembro do ano passado.

Hamon, que obteve cerca de 35% dos votos, ganhou os eleitores, especialmente os jovens dos grandes centros urbanos, com um discurso de abertura e de calado social que lhe valeu o apoio de Montebourg, que pode ser crucial para o segundo turno.

Valls, o candidato mais conhecido por sua experiência como primeiro-ministro entre 2014 e 2016, ficou em segundo lugar, ao contrário do que se previa.

Segundo o próprio Montebourg - também da ala esquerda dos socialistas -, os eleitores castigaram Valls por ele ter contribuído para a "deriva liberal" do mandato do presidente François Hollande, cuja medida mais impopular foi a reforma trabalhista.

Quem ganhar o segundo turno, enfrentará uma eleição difícil em abril e maio de 2017, segundo as pesquisas.

Ambos seriam amplamente superados no primeiro turno, nesta ordem, pelo candidato da direita, François Fillon, e pela ultradireitista Marine le Pen.

Seriam também superados por uma notável margem por outros dois candidatos da esfera de esquerda: o sócio-liberal Emmanuel Macron e o radical Jean-Luc Mélenchon, ambos dissidentes socialistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos