Trump se reúne com presidente mexicano pela 1ª vez em Hamburgo

Hamburgo (Alemanha), 7 jul (EFE).- Os presidentes de Estados Unidos, Donald Trump, e México, Enrique Peña Nieto, se reuniram nesta sexta-feira pela primeira vez para abordar o estado das relações bilaterais, à margem da Cúpula do G20 que acontece em Hamburgo, no norte da Alemanha.

A reunião, que foi realizada com mais de uma hora de atraso devido à demora na sessão plenária, acontece mais de cinco meses depois que Peña Nieto cancelou uma visita à Casa Branca para se encontrar com o presidente americano, diante das tensões sobre o muro que Trump planeja construir na fronteira e que quer que o México arque com seus custos.

Desde então, os dois presidentes se falaram por telefone em várias ocasiões e a delegação mexicana acredita que o tom da reunião será "amigável e respeitoso", mesmo com as grandes diferenças que existem em temas "substantivos", segundo adiantou ontem o chanceler mexicano, Luis Videgaray.

Não há expectativa para grandes acordos e decisões no encontro entre ambos, mas sim que o mesmo represente "um passo a mais na direção de continuar trabalhando lado a lado" em temas comuns aos dois países, como o comércio, a imigração, os direitos dos migrantes e o combate ao crime organizado, explicou o ministro mexicano.

Após este encontro, Trump também se reunirá pessoalmente e pela primeira vez com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, um dos encontros que mais estão gerando expectativas nesta Cúpula do G20.

A agenda de Peña Nieto durante o a cúpula em Hamburgo inclui outras quatro reuniões bilaterais: com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e os primeiros-ministros de Canadá, Justin Trudeau; Itália, Paolo Gentiloni; e Índia, Narendra Modi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos